Qual a melhor hora de comprar outro imóvel?

novo-apartamento

Quando comprar o segundo apartamento

Ter um apartamento próprio e fugir do aluguel é uma necessidade da maioria dos brasileiros. Para aqueles que já alcançaram esse feito, o próximo passo é adquirir um novo empreendimento, garantindo um investimento sólido e com alta taxa de retorno ou podendo aproveitar melhor os momentos de lazer em um apartamento na praia. No entanto, nesse momento de instabilidade econômica, essa é a melhor hora para comprar outro imóvel.

Assim que for possível

Assim que quitar o primeiro imóvel, essa é a melhor hora para pensar em comprar o segundo. No entanto, é preciso certificar-se de que consegue arcar com todas as despesas do novo empreendimento, evitando se endividar seriamente e colocar em risco até mesmo o seu apartamento próprio. Por isso, muitas vezes é melhor esperar e guardar um pouco de dinheiro antes de voltar ao mercado imobiliário. Limitar apenas 30% da renda mensal para o parcelamento do novo imóvel é outra prática que ajuda bastante a evitar se enrolar com as contas no futuro.

Use o aluguel para diluir os gastos

O investimento de imóveis não tem grandes segredos, comprar um imóvel com grande potencial e esperar a sua valorização para revendê-lo. Porém, alguns gastos são necessários para manter o apartamento até o momento de recuperar o dinheiro, como IPTU e aluguel. A locação do empreendimento é uma maneira eficaz de diluir essas despesas e até mesmo conseguir uma fonte de renda extra nesse período.

memorial_central_da_barra_04-2106-14_

Investimento sólido

Compre o imóvel na planta

Dentro do mercado imobiliário, comprar um imóvel na planta consegue proporcionar as melhores taxas de retorno sobre investimento, podendo chegar até 50%, dependendo da localização e de comodidades como duas vagas na garagem, segurança 24h, área gourmet e academia no prédio.

Por não terem despesas com aluguel, esse público pode esperar tranquilamente que o novo empreendimento seja construído. Isso também permite que sejam descontados gastos para manutenção do local, que só começaram a ser necessários quando receber as chaves.

Cuidado com a baixa liquidez

Embora esse tipo de investimento tenha uma grande valorização, ele possui uma liquidez muito baixa, ou seja, pode demorar um bom tempo até conseguir vender o empreendimento e recuperar todos os seus ganhos. Por isso, é importante entender que esse ativo não está a sua disposição caso precise de dinheiro imediatamente. Retirar a liquidez do calculo pode resultar em dívidas e perda de dinheiro.

Mudança

Muitas vezes, a compra do novo empreendimento é motivada pela vontade ou necessidade de ir para outro lugar, busca por um local mais calmo ou próximo ao trabalho. Nesse caso, pode-se utilizar o antigo para quitar o novo, tanto por meio da locação da residência atual quanto a venda do ativo, proporcionando capital suficiente para negociar o valor do próximo apartamento.

Procurando pelo seu próximo imóvel? A Bueno Netto está aqui para ajudá-lo a encontrar o empreendimento ideal para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *